quinta-feira, 3 de junho de 2010

Talvez Poema

26.

Invadiste-me
a alma
com a tua ausência

Cobriste-me
o olhar
com a noite sombria
dos dias obscuros
em que te não via

Habitas-me
o corpo
vazio de gestos
calcando a sombra
dos passos incertos
condenados
num requiem sem remédio.

Dizes-me
ao ouvido
segredos da vida que não viveste
dos sonhos que não inventaste
no tempo da tua ausência

Escuto-te
o olhar
na voz que mora em cada célula
da memória que me percorre
e deixo-me possuir pelos rios de luz
que brotam das noites claras
em que nos abençoávamos
no silêncio sem mácula dos sonhos
que vivíamos

Falas-me
ao ouvido
nas noites de tempestade
em que os fantasmas acordam desesperados
e me atormentam os sonhos
com a tua ausência.

Escuto-te
e sorrio
aninhado no regaço da tua presença.

6 comentários:

Andrea de Godoy Neto disse...

ah, jad! nem vou te dizer nada,

teu poema (que lindo poema!!) tem eco em mim...


grande abraço

Jorge Pimenta disse...

a estética da ausência - na circunstância, da semi-presença.
os efeitos do nada (que foi tudo) na alma... as palavras-memória sobre as linhas do olvido... o traço sanguíneo no corpo do poema... e a recorrente necessidade de renascer... inevitavelmente. sozinho, mais seco, mas ainda mais forte.
um abraço, caro amigo!

jad disse...

Que bom, Andrea, receber o silêncio como sorriso das palavras que dizemos.

Muito grato.
Abraço

jad disse...

Enacantado, Jorge, com a tua leitura do "talvez poema". Há uma "metafísica existencial" que atravessa o que escrevo fora dos textos académicos e que poderia sintetizar-se nesta dimensão incerta da vida que nos é dado viver.
Abraço.

Marcantonio disse...

Seria possível isso não ser um poema? Em que nicho estaria, então, entre a prosa, a canção, a música e a emoção-que-encontra-o-pensamento-que-encontra-palavras?
As palavras se rebelam contra essa condição de incerteza. Poema sim. Dos bons.

Cordial abraço!

Andrea de Godoy Neto disse...

Jad, só vim até aqui para te dizer que assino embaixo das palavras do marcantonio. (estou tentando que vocês se enxerguem..rs)

um abraço pra ti