quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

“O cancro também pode ser prevenido”

O mote das comemorações do Dia Mundial contra o Cancro, que hoje se assinala, é "o cancro também pode ser prevenido". O objectivo é lembrar que os estilos de vida saudáveis e a prevenção podem evitar até quatro em cada dez casos.

O cancro é a principal causa de morte no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, se não for tomada nenhuma medida, 84 milhões de pessoas venham a morrer de cancro entre 2005 e 2015.

Em Portugal, Carlos Oliveira, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, diz que a “grande bandeira hoje é chamar a atenção da população para a Linha Cancro, que pode ajudar as pessoas a nível nacional”.

Através do número 808 255 255 – que existe há cerca de dois anos - as pessoas com dúvidas podem esclarecer “qualquer aspecto relacionado com o cancro, desde o diagnóstico, tratamentos, a aspectos relacionados com a incidência e a alimentação”.

- Cancro do pulmão é a forma da doença que mata mais pessoas e poderá aumentar se as medidas de combate ao tabagismo não forem "muito intensificadas".

- Nos países desenvolvidos, as formas de cancro mais comuns são o da próstata, mama e cólon. Nos países em desenvolvimento, o cancro ataca mais o fígado, o estômago e o colo do útero.

Em relação ao mote adoptado neste dia, Carlos Oliveira explicou à Renascença que este está relacionado, por um lado, com o facto de o cancro poder ser provocado por vírus e até por bactérias. “No caso dos vírus sabe-se que um dos cancros mais frequentes a nível mundial e mesmo em Portugal é o Cancro do Colo do Útero, que pode ser evitado com a utilização de uma vacina conta o HPV – vírus responsável pelo aparecimento deste tumor, que se transmite através de contactos sexuais”; por outro, com a adopção de um estilo de vida mais saudável – dieta variável e sem excessos , não fumar e beber com moderação.
“No caso na alimentação, o recurso a dietas equilibradas, evitando produtos com maior actividade carcinogénica e consumindo aqueles que podem ajudar a prevenir - como os vegetais e as frutas. O cancro do pulmão pode ser em grande parte evitado se deixarmos de fumar, o consumo de tabaco aumenta o risco de outros tipos de tumores: cancro do colo do útero e cancro da bexiga”, explica.

Daqui

Saber mais

Sem comentários: