quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Bento Amaral na minha escola

Bento Amaral esteve na minha escola no âmbito de uma actividade denominada "Encontro com". Esta actividade orienta-se para a promoção de "modelos positivos" junto dos alunos que possam, de algum modo, apresentar-se como alternativas aos modelos promovidos pelos media, sobretudo a TV e suas telenovelas.

Bento Amaral - 40 anos, casado, natural do Porto.
Engº Alimentar pela Escola de Biotecnologia da Universidade Católica
No 5º ano do curso estagiou no Instituto de Enologia de Bordéus.

Professor na Universidade Católica de Avaliação Sensorial em pós-graduações e mestrado de Enologia e Markting de Vinhos.

Colabora na Revista Blue Wine.

Chefe de provas do IVDP (Instituto do Vinho do Douro e do Porto), onde é Responsável pela Câmara de Provadores, que atribui as (DOC) Denominações de Origem dos vinhos produzidos na região do Douro.

Desporto

- Praticante de vela ligeira desde os 14 anos
- Vela adaptada desde 2001
- 2004 – Vice campeão mundial
- 2005 – Campeão mundial
- 2008 – Qualificou Portugal para Jogos Parolímpicos de Pequim - 9º

Condecorações

- Ordem do Infante (10 de Junho de 2008).

Falta um pormenor importante: Bento Amaral é tetraplégico há 15 anos, desde que em 1994 bateu com a cabeça na areia da praia quando fazia uma carreirinha mal calculada numa onda.
Falta outro pormenor: é casado desde 2007. Nessa cerimónia tão querida para ele, Bento Amaral abriu o baile com a mulher sentada no seu colo, ambos na cadeira de rodas que usa de manhã à noite.

(Hoje é a notícia, amanhã é a reflexão)

2 comentários:

Graza disse...

Sempre que estas realidades me confrontam, ou eu as confronto, já nem sei, lembro-me sempre do grande Stephen Hawking o cientista que escreveu um dos livros que mais prezo nas minhas estantes: A Breve História do Tempo, e foi durante muitos anos um best seller mundial. Ele explicou-nos daquela forma tão precária em termos físicos, como deveríamos passar a olhar/pensar para o/no Espaço/Tempo. Um espanto sobre todos os ângulos em que abordarmos este trabalho.

A reflexão está sempre feita. Um dia talvez conheça Bento Amaral.

Saudações.

jad disse...

Boa noite, Graza.

Quando no domingo, 4 de Outubro, enquanto ía inventando o almoço, ouvi o "Heróis como nós" na Antena 1 com Bento Amaral, que eu não conhecia, tornou-se uma obcessão conseguir a sua presença n "Encontro com...", que estamos a dinamizar na minha escola, por minha iniciativa. Após algumas tentativas falhadas lá cheguei ao IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto) e a Bento Amaral.
A partir daí tudo foi fácil. E o que daí resultou dei conta no outro post. Mas, garanto-lhe, Graza, foi uma experiência que deixou quer os miúdos das turmas do 11º ano que estiveram presentes, quer os professores que os acompanharam deveras marcados. Aos que tinham sido meus alunos no 10º ainda impressionou mais porque tínhamos trabalhado o filme "Mar Adentro" e as perspectiva são antagónicas, como sabe.

Penso o mesmo que o Graza sobre Stephen Hawking.

Abaço